Segmentação do mercado

Além do sector de actuação de uma empresa, a segmentação de mercado significa a divisão dos consumidores em grupos que apresentam desejos de compra e necessidades específicas. Estas necessidades podem ser saciadas através de produtos, serviços, produtos agregados a serviços e informações auxiliares.

Segmentar o mercado é dividi-lo em grupos de consumidores potenciais, mesmo antes da intenção de compra. Os fundamentos de um segmento defende que um produto ou serviço não é capaz de atender a todas as necessidades dos consumidores, pois os gostos e valores dos consumidores não são padronizados.

As pessoas não agem, não compram e não pagam da mesma forma, há uma dispersão regional e cultural que estabelece várias fatias de mercado a ser abastecido por projectos específicos de produtos e serviços.

Neste entendimento, não se pode tratar os consumidores da mesma forma, pois as suas preferências não são iguais. Escolher um “target”, ou seja, um público-alvo, é um dos primeiros passos na estratégia de marketing de uma empresa, no trabalho de identificar alvos de mercado.

A segmentação de mercado tem por objectivo concentrar esforços de marketing para que seu produto atinja de forma adequada o seu público, satisfazendo da melhor forma possível a procura. Cada grupo de consumidores deve apresentar diferenciações a respeito de traços psicográficos, geográficos, pretensão de compra, decisão de compra, entre outros factores.


A partir da segmentação conhece-se profundamente o nicho, a cultura, o comportamento, o gosto e o comportamento geral do consumidor de forma mais particularizada. Uma empresa que consegue encontrar e atingir correctamente o seu nicho de mercado, pode vencer seus concorrentes através de pioneirismo e adequação dos seus produtos.



Segmentar porquê?


A segmentação de mercado pode ser utilizada por qualquer empresa, independente de seu tamanho, pois o seu objectivo maior é sempre possibilitar a expansão da organização. Em empresas menores ela facilita a criação de um nicho dentro do mercado. 


Ela identifica segmentos e nichos que não são atendidos, gerando novas oportunidades de mercado para a empresa explorar e lucrar ainda mais. 

Quando o mercado está em declínio, há possibilidade de encontrar segmentos rentáveis. 

O departamento de marketing pode desenvolver produtos, serviços e soluções voltadas exactamente às necessidades e expectativas do segmento, deixando os clientes mais satisfeitos.

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