Nos últimos sessenta anos, o marketing tornou-se mais presente nas empresas e na vida das pessoas. Segundo Philip Kotler, no livro Marketing 3.0, o marketing depende de três disciplinas importantes: a gestão de produto, a gestão de clientes e a gestão da marca. Kotler analisa que a gestão de produto era muito presente nos anos 1950 e 1960, evoluindo para a gestão de cliente entre os anos 1970 e 1980. Entre os anos 1990 e 2000, a gestão evoluiria para a gestão de marca.
Os conceitos de marketing passaram por transformações desde o aparecimento do conceito de “mix de marketing”, criado por Neil Borden nos anos 1950, e do lançamento do conceito dos 4 Ps por Jerome McCarthy nos anos 1960. As transformações das concepções de marketing ocorrem devido as mudanças no meio mercadológico.
No início, acreditavam que o marketing era apenas uma ferramenta de auxílio à produção e à venda, ajudar a gerar e gerir procura focada nos 4 Ps : Produto, Preço, Praça e Promoção.
Em tempos de fraca procura, os consumidores tornaram-se mais inteligentes e mais seletivos na hora de escolher um produto. Apesar das táticas do marketing 1.0 (focado no produto e na venda) permanecer em uso, profissionais de marketing iniciaram um processo de reavaliação de abordagem e posicionamento da marca na mente dos consumidores.
Detectaram a necessidade de substituir a atenção ao produto pela atenção ao cliente, dai surgiria a gestão de cliente e segmentação (mercado-alvo e posicionamento); e o marketing 2.0 (serviços e fidelização). A partir de 1989, com o processo de globalização económica e tecnológica no mundo, o profissional de marketing percebeu que o crescente acesso à tecnologia da informação (internet, computador pessoal e telemóvel) estava a transformar o hábito de compra e a gerir a troca de experiências de compra de produtor por meio de fórums e comunidades on-line.
Nesse cenário, o marketing passou-se a focar na emoção humana, no valor social e ambiental que uma marca pode expressar junto ao cliente, surgiria a gestão de marca. Esse nível de gestão, exige pesquisa, observação e análise sobre as capacidades financeiras, humanas e tecnológicas para a construção de abordagens e campanhas que atinjam esse objetivo, por meio de meios de comunicação tradicionais ou dos novos meios de comunicação.
Bom dia Caríssimo
ResponderEliminarGostaria de saber a historia do makt e dar 2 exemplos.E definir o que é o mkt?
Cumprimento
Sandro Carneiro