Comunicação personalizada e adaptada a cada cliente

A Era do Marketing Personalizado (One-to-One)

As novas tecnologias mudaram radicalmente a forma como as empresas interagem com os seus clientes e o nível de envolvimento com eles. Muitos preferem "falar" com uma marca através do Twitter, em vez de ir a uma loja ou ligar para o call center, mas em última análise, as suas expectativas sobre o tratamento que desejam receber não mudou: todos nós queremos ser tratados pessoalmente e sentir que somos um grande cliente, que somos ouvidos e atendidos.

O Marketing One-to-One consiste em estabelecer uma relação personalizada com o cliente, de forma a adequar, da melhor forma possível, os produtos e serviços às suas necessidades. Esta relação personalizada tornou-se mesmo num trunfo para muitas empresas, funcionando como um dos seus factores diferenciadores.

Para não perder qualidades no relacionamento com os clientes, as marcas têm investido em diferentes ferramentas, desde redes sociais a chats ao vivo no site passando pelo email. 

O email é um dos canais de comunicação online preferidos, pois conseguiu adaptar-se às novas tendências. Hoje é o meio de comunicação online mais importante.

Quem não gosta de se sentir especial e ser tratado como um VIP? Se o aniversário do seu filho for na próxima semana, por exemplo, não seria óptimo se a sua loja de brinquedos favorita lhe enviasse um e-mail com os brinquedos que ele poderia gostar? Isso pode ser alcançado simplesmente programando uma campanha automática com os dados do dia do aniversário do seu filho e a sua idade.

Por outro lado, o conteúdo super-personalizado pode também ser implementado como parte de um cross channel. Por exemplo, uma empresa que vende produtos electrónicos, regista o e-mail dos seus clientes na loja e os detalhes da compra na base de dados. Depois de alguns dias, podem enviar um e-mail agradecendo a compra e ainda acrescentar que loja fez isso ou a pessoa que o atendeu. Além disso, esse e-mail aproveitaria a oportunidade para oferecer produtos complementares para compra online e offline.

Como podemos ver, as possibilidades são infinitas e a tecnologia move-se cada vez mais rápido nesse aspecto. Mas o desafio não é apenas tecnológico. Na maioria das vezes, para explorar os recursos disponíveis é necessário gerir um banco de dados mais e mais qualificado, com muita informação e que seja actualizado continuamente. Essa é uma mudança de estratégia para um modelo que da primazia ao melhor para cada destinatário e procura a satisfação.


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